Significa valorizar os princípios essenciais que fundamentam o comportamento humano e estruturam o desenvolvimento da sociedade. Esses valores são fundamentais para a construção de uma convivência pacífica e sustentam as práticas de direitos humanos.
Ensinar os DH vai além da DUDH conceitural, se trata de ensinar sobre a dignidade humana para uma paz efetivamente prática capaz de combater injustiças e desigualdades, promovendo a paz como um direito fundamental para uma sociedade mais justa e pacífica.
Surge como resposta à necessidade de resolver os conflitos que nascem das diferenças culturais, econômicas e sociais. Esse eixo enfatiza práticas restaurativas e a mediação, criando alternativas para a violência e promovendo o respeito à diversidade.
Essa pedagogia remete a integração entre educação ambiental, sustentabilidade e direitos humanos. Reconhece a importância da preservação do meio ambiente, que é vital para a sobrevivência e para a paz social. Nesse sentido, ecoformação não é apenas sobre práticas sustentáveis, mas sobre uma nova forma de se relacionar com o planeta e com as diversas formas de vida.
Por último, a Pedagogia das Vivências e Convivências propõe que a paz seja construída no dia a dia, por meio de vivências práticas e convivências, reconhecendo a importância da ludicidade e da corporeidade na formação de uma cultura de paz.
As cinco pedagogias são elementos que fazem parte de um todo, da Educação para a Paz (Salles Filho, 2016)